Exposição fotográfica, com 45 imagens disponibilizadas por instituições de investigação espacial (NASA, ESA, ESO), teve a curadoria conjunta da equipa do Centro já que todos os membros da equipa foram convidados a escolherem três imagens que, de alguma forma os tivessem sensibilizado, seja do ponto de vista científico, seja mesmo do ponto de vista emocional ou pessoal.

O Centro decidiu avançar para a produção desta exposição de fotografia de Astronomia por três motivos: envolver toda a equipa num processo de curadoria conjunta, em que todos se sentissem participantes numa exposição que é parte das comemorações dos 10 anos do seu local de trabalho.

Por outro lado, apresentar estas imagens que são o produto da investigação de um dos campos da Ciência com maior fascínio nas pessoas: a Astronomia. Escolhemos as descobertas na Astronomia como uma analogia evidente das Descobertas portuguesas – uma aventura no desconhecido, uma aposta no conhecimento, uma aventura pela descoberta.

O terceiro critério para a escolha desta exposição, que é uma produção do CCVL, é utilizar, promover e divulgar os conteúdos científicos que o modelo de Ciência Aberta permite – uma verdadeira transferência do conhecimento científico para a Sociedade.

Rua Dr. Faria e Silva 34