• Oficinas de Ciência

Pré-escolar

Monstros Viscosos

Monstros elásticos e viscosos e bolas saltitonas são fabricados com materiais comuns. Se adicionarmos outros compostos químicos podemos obter monstros com propriedades especiais.

Conceitos: Soluções, Misturas, Polímeros, Reagentes, Química

Duração: 45 min

A Cozinha é um Laboratório

Na cozinha, como num laboratório, as transformações Físicas e Químicas ocorrem quando manipulamos e cozinhamos os alimentos.

Pigmentos Naturais

Aprender a fazer tintas naturais com terra, plantas ou especiarias utilizando diferentes aglutinantes e conhecer a origem de vários pigmentos e a sua importância ecológica.

Conceitos: Extratos, Cor, Misturas, Aglutinantes

Laboratório de Cosmética

Exploração Físico-Química e sensorial das propriedades de diferentes óleos, essências e outros compostos químicos para produzir sais de banho, creme de mãos e sabonetes.

Conceitos:Extratos, Reagentes, Dissolução, Aromas, Química

Lápis Cor de Pele

Construção de um livro com a cor da pele de todos os participantes, alertando para a diversidade da cor da pele e para os cuidados de saúde a ter com ela.

Conceitos:Pele, Sol, Cor, Melanina, Raios UV

O Céu e as Constelações

Descoberta dos astros e aprendizagem de algumas histórias por detrás das constelações e a sua identificação com o nosso projetor de estrelas. No final, são construídas lâmpadas ou guias de constelações.

1º Ciclo

Monstros Viscosos

Conceitos: Soluções, Misturas, Polímeros, Reagentes, Química

Duração: 45 min

Pigmentos Naturais

Conceitos: Extratos, Cor, Misturas, Aglutinantes

Conceitos:Extratos, Reagentes, Dissolução, Aromas, Química

Laboratório de Fotografia

Exploração da passagem da luz através de uma lente e compreensão do funcionamento de uma câmara escura ou pinhole, seguido do registo Químico de imagens através de papel ou tinta fotossensível.

Lápis Cor de Pele

Conceitos:Pele, Sol, Cor, Melanina, Raios UV

Peixes por Fora, Peixes por Dentro

Comparação da Anatomia interna e externa dos peixes e descoberta da diversidade e classificação dos principais grupos desta grande classe. Inclui uma visita ao mercado do peixe.

Mundo das Bactérias

Nesta oficina perceberemos o que são bactérias e algumas vantagens e desvantagens de vivermos com elas. Observação e distinção entre algumas bactérias e ensaio de uma cadeia de contágio.

Conceitos:Bactérias, Microscopia, Contágio, Microbiologia

Planeta Terra

Exploração da estrutura interna do nosso planeta e dos fenómenos que explicam os sismos, as falhas e as dobras. São desvendadas ainda algumas das grandes etapas da vida na Terra e muitas outras curiosidades.

A Magia da Matemática

Escondida nos truques de magia há a descoberta e a exploração da Matemática - uma faceta diferente e divertida dos números e algoritmos.

Conceitos:Lógica, Álgebra, Topologia, Algoritmos

Insetos em Ordem

Identificação e caracterização das diferentes ordens e espécies de insetos. Observação à lupa, mono e binocular, com recurso a guias de identificação e chaves dicotómicas.

Conceitos: Entomologia, Amostragem, Ciclo de vida, Morfologia, Diversidade, Nomenclatura, Sistemática, Espécie, Ecologia

Sistema Solar

Descoberta dos diferentes astros que compõem o sistema solar e das suas distâncias e tamanhos, construindo um mini-modelo à escala.

Conceitos: Estrelas, Planetas, Escalas, Distâncias, Cometas, Luas

2º Ciclo

Anatomia Comparada

Comparação entre um mamífero, uma ave e um peixe. Dissecação de pulmões, corações e outros órgãos para melhor compreender o caminho do ar, sangue e alimentos em diferentes animais.

Conceitos:Anatomia, Corpo, Sistemas, Órgãos

Medir a Cor da Pele

Descrição: Medição da cor da pele de cada participante no sistema RGB e construção de um gráfico de dispersão que representa o grupo.

Conceitos: Análise de Dados, Amostragem, Fotografia, Cor, Gráfico de Dispersão

Mundo das Bactérias

O que são bactérias?E quais as vantagens e desvantagens de vivermos com elas. Observação e distinção entre algumas bactérias e ensaio de uma cadeia de contágio.

Conceitos:Bactérias, Microscopia, Contágio, Microbiologia

Jogo da Biodiversidade

Utilização de ferramentas Matemáticas para compreender como se mantém a Biodiversidade num ecossistema e responder a outras questões biológicas.

Conceitos:Seleção Natural, Biodiversidade, Espécie, Evolução

As Abelhas e o Mel

Descrição: Descoberta do Ciclo do Mel distinguindo a rainha das operárias e observando à lupa binocular favos de mel e grãos de pólen.

Conceitos:Organização Social, Sustentabilidade, Ecologia, Apicultura

A Ciência dos Porquês

Descrição: Descoberta da ciência por detrás do nosso dia-a-dia, da casa de banho à Aeronáutica, numa mixórdia de experiências onde se descobre Física, Matemática e Química.

Conceitos:Movimento, Forças, Fluídos, Densidades, Pressão, Reações

Sistema Solar

Conceitos: Estrelas, Planetas, Escalas, Distâncias, Cometas, Luas

Missão Espaço

Descrição: É difícil viajar no espaço? E como são descobertos novos planetas? Através de várias experiências, são discutidas as dificuldades das viagens espaciais e a ciência por detrás das grandes descobertas.

Conceitos: Gravidade, Foguetão, Viagem Espacial

3º Ciclo

Cozinha Molecular

Na Cozinha Molecular são exploradas as propriedades químicas e físicas de alguns compostos para criar novos sabores e formas.

Conceitos:Soluções, Unidades de Massa e Volume, Alginatos, Agar, Isomalte

Holografia 3D

Criação de um holograma 3D, visível à luz branca, onde objetos são gravados utilizando luz laser e revelando quimicamente numa solução.

Conceitos:Raio Laser, Ondas, Interferência, Holograma, Refração, Transmissão, Luz

Visão e Lentes

Cozinha Molecular

Conceitos:Soluções, Unidades de Massa e Volume, Alginatos, Agar, Isomalte

Holografia 3D

Fotónica

Descrição: Descobre a forma como vemos a luz e a cor através de lentes. Explora a refração, o espectro da luz e a distância focal no olho e na lente.

Conceitos:Luz, Cor, Lentes, Refração, Miopia, Hipermetropia