Contactos | English | Mapa do site
banner

Jardim do Barco

Velejar 


Quem é que não sonhou poder velejar pelo mar fora ou passar umas horas controlando um pequeno barco? Neste módulo não poderá concretizar o sonho, mas poderá testar as suas capacidades para controlar o “vento” que enche as velas de um veleiro. Divirta-se e tenha uma navegação segura. 


Tsunamis 


Movimentos violentos do fundo dos oceanos, causados, por exemplo, por um sismo podem provocar a formação de ondas que nas zonas costeiras baixas vão ter um efeito devastador.

A 1 de Novembro de 1755, os efeitos arrasadores de um sismo seguido de um tsunami destruíram quase toda a nossa cidade. Prevenir passa também por conhecer os diferentes fenómenos naturais. Neste módulo poderá simular a formação de ondas, maiores ou menores, provocando um movimento no fundo do tanque. 


Sobe a bordo do Barco 


As caravelas portuguesas constituíam na época dos grandes descobrimentos complexas máquinas de transporte, que utilizavam tecnologia de ponta. Subindo a bordo deste modelo, e olhando para o horizonte marítimo, imagine que parte à aventura com os antigos navegadores portugueses em busca de terras desconhecidas. 


O Guindaste 


Um guindaste ajuda na elevação e movimentação das cargas que necessitam de uma força superior à capacidade humana. O seu funcionamento baseia-se na associação de máquinas simples e é utilizado já desde a Antiguidade. Neste módulo poderá manobrar um guindaste carregando (ou descarregando) da caravela a sua preciosa carga. 


Jogo da Âncora 


Para rodar um sistema temos que exercer uma força, mas a eficácia dessa força depende também da distância entre o ponto onde a força se exerce e o eixo de rotação. Complicado?

Então suba a bordo da caravela e experimente a maior ou menor facilidade de rotação do sistema em que os cabos estão enrolados. Faça uma pequena competição com um colega e veja quem ganha. 




Cabos e roldanas 


Imagine a vida a bordo, cargas e descargas, içar e arrear velas pesadíssimas … Um trabalho muito duro, exigindo forças elevadíssimas, mas que, felizmente, as roldanas tornavam mais fácil.

Neste módulo poderá içar-se a si mesmo com a ajuda de três sistemas de roldanas (fixas e móveis) e comparar a força que tem que exercer para se içar. 




O parafuso de Arquimedes 


Todos sabemos que é mais fácil subir uma rampa (plano inclinado) do que subir na vertical. Nesta máquina, usada desde tempos antigos para elevar a água, uma pequena força coloca o sistema a rodar e vai, progressivamente, fazendo esta subir ao longo do parafuso. Neste módulo poderá testar o funcionamento do parafuso, observar a subida da água e, por fim, construir uma série de comportas e verificar como é que a água escoa ao ser despejada.

imagemNoticias

imagemNoticias

imagemNoticias

imagemNoticias

imagemNoticias

imagemNoticias

imagemNoticias

imagemNoticias