Sala Bem-Vindo a Bordo

Aproxima-o de ti

Ver sem ser visto e ver melhor o que está longe levou à invenção do periscópio e da luneta.

Neste módulo, espelhos e lentes podem ser manipulados para, através de reflexões e refracções, desviar o trajecto de três feixes laser e conseguir (ou não) replicar o que se passa num periscópio ou numa luneta.

Para Onde Vou?

Navegar, sem perder o rumo, longe da costa e por mares desconhecidos, obrigou à observação dos astros e à utilização do quadrante, do astrolábio e, mais tarde, do sextante. Neste módulo poder-se-á sentir como um navegante e utilizar alguns destes instrumentos.

Caminho Marítimo para a Índia

Num módulo, que simula a superfície da Terra, três jogadores poderão escolher rotas diferentes para viajar de Portugal até à Índia. Ganhará o mais rápido mas, atenção, nem sempre o caminho mais curto é o mais rápido.

Mapas em puzzle

A história da cartografia reflecte o gradual avanço no conhecimento de terras, mares e povos. Neste módulo poderá contactar com alguns dos momentos em que a representação gráfica do mundo decorre directamente das viagens de exploração dos portugueses. Poderá também comparar essas representações com modernas projecções: Mas primeiro terá o desafio de compor os puzzles.

Onde Está o Norte?

As propriedades magnéticas de alguns materiais e do nosso planeta Terra sempre despertaram a curiosidade do Homem. A bússola foi o primeiro instrumento que utilizou essas propriedades e, no ocidente, desde a Idade Média, que os navegadores a usam para não perderem o NORTE. Neste módulo, que simula a superfície do barlavento algarvio, poderá verificar como se orientam dezenas de pequenas bússolas e simular como se pode perturbar este campo magnético.

Globo e projecções

Não existe nenhum tipo de projecção cartográfica que reproduza fielmente todas as particularidades da nossa Terra quase esférica. Algumas cartas dão mais importância aos ângulos, outras preservam as áreas ou as distâncias. Normalmente, quando uma propriedade da esfera é mantida no decurso da planificação, as outras propriedades conhecem significativas distorções. Neste módulo poderá decidir-se por viagens imaginárias e verificar que, em cartas diferentes, as projecções também resultam diferentes. As projecções são visualizadas através da iluminação de um conjunto de LED vermelhos.

Lentes e espelhos

Neste módulo poderá brincar e aprender com lentes e espelhos direccionando a luz emitida por lasers, até três zonas onde se encontram sensores de luz. Se a luz verde acender conseguiu atingir o alvo, se a luz verde não acender, terá de tentar de novo. É assim, falhando e tentando novamente, que muito do conhecimento científico se tem construído.

Lentes de Fresnel

No século XIX, Augustin-Jean Fresnel inventou uma associação de lentes que permitiu a construção de uma lente convergente usando muito menos material que a lente convencional. Esta lente foi, e ainda é, usada nos faróis, pois deixa passar mais luz permitindo que estes sejam visíveis a uma maior distância da costa. Neste módulo poderá construir uma associação de lentes deste tipo.