Contactos | English | Mapa do site
banner

Saídas de Campo

Em conjunto com a visita ao centro, ou de forma avulsa, a turma poderá efectuar uma saída de campo de Geologia, Biologia ou Paleontologia.



Geologia Urbana (Lagos)


Visita pela cidade de Lagos onde as "histórias geológicas" dos edifícios e equipamentos urbanos são exploradas através das rochas e fósseis que os compõem, combinando Geologia e Paleontologia com História e Arquitetura.
Conceitos: Geologia; Paleontologia; Tipos de Rochas; História; Arte.


Biodiversidade das Poças de Maré


Atividade que permite o conhecimento e identificação dos seres vivos que habitam na região intertidal de uma praia rochosa, onde suportam condições extremas de salinidade, temperatura e humidade.
Conceitos: Biodiversidade; Zona Intertidal; Habitats; Ecologia.


A Química dos Sedimentos (Ria de Alvor)


Visita que explora a importância dos sedimentos no planeta ao serem autênticas "fábricas" de reciclagem de nutrientes através da ação de microrganismos. Diferentes reações químicas e microrganismos são identificados no campo com base nos seus subprodutos numa combinação de Química, Geologia e Microbiologia.
Conceitos: Ciclo de Nutrientes; Microrganismos; Matéria Orgânica; Óxico/Anóxico.


À Luz das Estrelas


Atividade noturna que envolve a identificação das principais constelações do céu e a observação de diversos astros como planetas, estrelas e enxames. Quando realizada num local com reduzida poluição luminosa permite observar objetos do céu profundo como nebulosas e outras galáxias.
Esta atividade realiza-se em local e horário a combinar, estando sujeita a alterações de última hora devido a condições climatéricas. Permite que os alunos se façam acompanhar pelos pais.
Conceitos: Constelações; Telescópio; Estrelas; Planetas; Nebulosas; Galáxias.


Os Dinossauros no Algarve


Praia da Salema


Duas jazidas permitem observar pegadas de dinossauros terópodes e omitópodes e inferir o seu tamanho e velocidade. É feito o enquadramento estratigráfico e sedimentológico do local, bem como a observação de dobras e falhas.
Conceitos: Tempo Geológico; Dinâmica do Planeta; Fósseis; Evolução.


Praia Santa


Após uma caminhada, as pegadas de dinossauro de grande tamanho permitem compreender as informações que os paleontólogos deduzem a partir destas marcas, para além da geologia desta parte do Algarve.
Conceitos: Tempo Geológico; Dinâmica do Planeta; Fósseis; Evolução.


 A Geologia das Nossas Praias


Praia da Luz


Uma chaminé vulcânica na praia? Ou rochas repletas de Nerineia algarbiensis? Nesta praia existem os três ambientes geológicos: magmático, sedimentar e metamórfico, sendo ideal para a compreensão do ciclo geológico e refletir sobre a ocupação antrópica do litoral.
Conceitos: Tempo Geológico; Ambientes Geológicos; Fósseis; Rochas.


Praia do Telheiro


Aqui é possível observar a mais espetacular discordância angular em Portugal, onde faltam quase 100 milhões de anos de história geológica. É possível analisar as litologias presentes e descrever os vários acontecimentos geológicos.
Conceitos: Discordância Angular; Estratigrafia; Geomonumento.


Praia do Castelejo


As estruturas geológicas mostram excecionais exemplos de estratigrafia e deformações resultantes da atividade tectónica. O transporte de areias ao longo da costa é também abordado, introduzindo nesta visita uma componente de oceanografia.
Conceitos: Estratigrafia; Falhas; Dobras; Oceanografia; Erosão; Transporte de Areias.


Praia de Porto de Mós


Nesta praia é possível explorar conceitos de estratigrafia e observar inúmeras falhas, sendo a discordância entre o Cretácico Inferior e o Miocénico uma das suas principais características. A problemática da ocupação antrópica da costa é também abordada.
Conceitos: Estratigrafia; Rochas Sedimentares; Discordância; Gestão do Litoral. 


imagemNoticias

imagemNoticias