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Notícias

Formação de Professores | A Evolução Biológica + Evolução de Resistência a Antibióticos

Inscrições > http://bit.ly/26bu1ip

Programa e Descrição das Formações > http://bit.ly/1VSjR3h

 

A Evolução Biológica

Nas novas Metas do 3º Ciclo do Ensino Básico

Classificação > Formação Contínua

Modalidade > Curso de Formação

Público-alvo > Professores do grupo 230 do 2º Ciclo do Ensino Básico e grupos 520 e 560 dos Ensinos Básico (3º Ciclo) e Secundário

Duração > 15h

Nº de Créditos > 0.6

Inscrições > http://bit.ly/26bu1ip

A transferência bancária correspondente ao pagamento deverá ser feita para a conta bancária IBAN PT50 0035 0387 00039787930 89, e ser enviado o comprovativo para o endereço de email info@lagos.cienciaviva.pt

Formadoras:

Xana Isabel Sá Pinto

Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores” (CIDTFF), Universidade de Aveiro

Escola Superior de Educação (ESE), Instituto Politécnico do Porto

Teresa Isabel Vitorino Nogueira

Centre for Ecology, Evolution and Environmental Changes (Ce3C), Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

 

Este curso surge como necessário para uma atualização dos professores, esclarecimento de dúvidas e aprofundamento de conhecimentos à luz das Metas Curriculares de Ciências Naturais e pretende fomentar o ensino das Ciências Naturais e da Biologia à luz da Evolução.

Esta formação é útil para todos os professores de Ciências Naturais e Biologia, que terão oportunidade de atualizar os seus conhecimentos e explorar a utilização de diferentes ferramentas didáticas.

Objectivos a atingir

1. Conhecer as Metas Curriculares Ciências Naturais do 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico

2. Analisar propostas de atividades e materiais propiciadores dos desempenhos dos alunos previstos nos descritores dos diversos domínios das Metas Curriculares de Ciências Naturais do 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico e no programa de Biologia do Ensino Secundário

3. Equacionar percursos pedagógico-didáticos à luz das Metas Curriculares de Ciências Naturais do 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico

4. Discutir algumas das aplicações e implicações da teoria da evolução no nosso dia-a-dia

5. Promover a aprendizagem activa sobre Biologia Evolutiva

6. Fomentar o ensino das Ciências Naturais e da Biologia sob uma perspectiva evolutiva

Organização do curso

O curso está organizado em 5 sessões de 3h cada uma:

na 1ª (Seleção Natural) e 2ª (Deriva Genética), a ênfase estará nos mecanismos evolutivos e na forma como estes podem ser trabalhados no 8º no 11º ano;

na 3ª sessão (Evolução Humana e Saúde), explorar-se-á a cor da pele como característica importante para a promoção do conhecimento sobre as implicações da evolução na Saúde humana, enquadrando-a nos temas abordados nos 9º, 11º e 12º anos;

na 4ª sessão (Evolução de Resistência a Antibióticos) será abordada a questão da emergência de fenótipos de resistência a antibióticos em comunidades microbianas, como resposta adaptativa à pressão seletiva pela presença de drogas antimicrobianas no meio e seu enquadramento no 9º e 11º ano;

na 5ª sessão (Apresentação e discussão de trabalhos) serão debatidas as questões teóricas e práticas abordadas ao longo da formação sob a forma de apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos formandos e será feita a avaliação da ação pelos formandos.

 

Cada sessão será dividida numa primeira parte teórica e numa segunda parte com recursos didáticos que podem ser usados em sala de aula. Assim, cada sessão incluirá:

1. Apresentação dos objetivos e conteúdos da sessão

2. Exposição dos assuntos apoiada em apresentações de suporte informático, obras literárias, vídeos, textos e outros materiais policopiados

3. Análise e exploração em pequeno e grande grupo, de recursos didáticos para sala de aula

4. Discussão em grande grupo dos conteúdos da sessão, formas de usar em sala de aula e recursos e informações adicionais sobre o tema abordado

5. Sistematização e conclusão

 

A avaliação final será quantitativa de 1 a 10, integrando a participação, os trabalhos produzidos e o relatório de reflexão elaborado por cada formando. Existirá uma assiduidade mínima de 2/3 do total de horas da acção.




A Evolução de Resistência a Antibióticos

nas Novas Metas do 9º Ano

 

Público Alvo: Professores do grupo 230 do 2º Ciclo do Ensino Básico e grupo 520 dos Ensinos Básico (3º Ciclo) e Secundário

Inscrições >  http://bit.ly/26bu1ip

Formadoras:

Xana Isabel Sá Pinto

Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores” (CIDTFF), Universidade de Aveiro

Escola Superior de Educação (ESE), Instituto Politécnico do Porto

Teresa Isabel Vitorino Nogueira

Centre for Ecology, Evolution and Environmental Changes (Ce3C), Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa


Com esta formação pretende-se atualizar os docentes relativamente à evolução de resistência a antibióticos, fornecendo-lhes formação científica e ferramentas didáticas para a sua exploração em contexto de aula. Pretende-se ainda que os formandos compreendam a importância de ensinar Biologia à luz da Evolução.

Abordar-se-á o fenómeno do aumento da resistência a antibióticos, constante nas metas curriculares do 9º ano, apresentando-se atividades práticas que permitem a exploração deste tema em sala de aula.

A formação consistirá numa sessão de 3h durante as quais se explorará a evolução de genes de resistência a antibióticos e a evolução das comunidades microbianas em resposta à exposição a antibióticos. A sessão seguirá o seguinte modelo:

Apresentação teórica (1h):  Evolução de comunidades microbianas em resposta à exposição a antibióticos.

Actividades “mão-na-massa” (2h): Modelação da evolução de comunidades microbianas em resposta a antibióticos na sala de aula.

Notícia criada em 20-04-2016 15:41 | Imprimir Notícia

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