Contactos | English | Mapa do site
banner

Notícias

NEI 2016 | Foi você que pediu um Cérebro melhor?

A 30 de setembro, a Ciência volta a sair à rua numa comemoração que aproxima o público dos cientistas. Na Noite Europeia dos Investigadores (NEI) o Centro Ciência Viva de Lagos (CCVL) convida todos a descobrir os desafios que o futuro nos reserva para a ciência. Este ano, em que o futuro estará em destaque na NEI, o CCVL escolheu o tema do melhoramento cognitivo numa altura em que o veloz avanço tecnológico possibilita novas realidades que precisam de uma discussão alargada.

Ancorando no filme “Sem Limites” (Neil Burguer, 2011) iremos conversar em torno de segmentos do filme, com três convidadas:

- Inês Araújo - Professora Assistente do departamento de Ciência Biomédicas e Medicina da Universidade do Algarve e Investigadora Principal no CBMR (Centre for Biomedical Research) onde estuda a capacidade de reparação de cérebro;

- Edmeia Monteiro - Médica com especialidade em Neurologia na Clínica do Coração;

- Marta Camacho - Neuropsicóloga no Centro Clínico da Fundação Champalimaud avaliando funções cognitivas (e.g. memória, atenção) em doentes com queixas cognitivas (usualmente após quimioterapia, radioterapia cerebral) e em reabilitação cognitiva.

A partir das 20h do dia 30 de Setembro o CCVL abre as suas portas a todos que queriam participar nesta celebração onde contaremos com um beberete e animação ao longo da noite. No dia 29 de Setembro, em colaboração com o Cinema de Lagos, iremos fazer a projeção do filme “Sem Limites” com algumas atividades para as turmas dos alunos do ensino secundário.

 

Notícia criada em 21-09-2016 18:15 | Imprimir Notícia

imagemNoticias

O edifício do Centro é um antigo solar setecentista situado na zona ribeirinha da cidade.