“Fotograf`Arte”

novembro 2023 - atualidade

janeiro 2023 - maio 2023

Fotograf’Arte é uma exposição de fotografia do Projeto Ver para Querer, promovido pelo Centro Ciência Viva de Lagos.

Esta exposição resulta de um concurso de fotografia e de uma mostra do trabalho de várias instituições, associações, projetos e movimentos voluntários em Portugal que trabalham com a temática do Lixo Marinho.

O concurso de fotografia Fotograf’Arte desafiou toda a comunidade a conciliar o prazer da fotografia e dos passeios na praia à sensibilização para a preservação do ambiente costeiro e marinho. Este concurso de fotografia teve como principal objetivo incutir hábitos de passeio na praiae em simultâneo pretendeu que esses passeios fossem de alerta e de sensibilização para a problemática do lixo marinho. 

Para além de sensibilizar para a problemática do Lixo Marinho, esta exposição tem como objetivo dar a conhecer, e reconhecer, o trabalho de várias entidades e o enorme esforço diário que é feito para a mitigação do problema do lixo nas praias de Portugal. Ao desafio do Centro Ciência Viva de Lagos responderam 20 instituições, associações, projetos e movimentos voluntários em Portugal, que contribuíram para uma exposição coletiva e mostraram um pouco do seu trabalho no âmbito desta problemática. O resultado final é a produção da exposição Fotograf’Arte, com 45 imagens.

 

   
 

“InMoz - Uma história ambiental e humana em Moçambique”

Novembro 2023

"Uma história ambiental e humana em Moçambique" é uma exposição desenvolvida no âmbito do projeto InMoz, esta mostra temporária permite ao visitante embarcar num projeto de investigação internacional que estuda as alterações ambientais que ocorreram ao longo dos últimos 7500 anos na costa sudeste de Moçambique.

Um dos elementos da exposição criado para este efeito foi o jogo “A aventura para o conhecimento”, disponibilizado online gratuitamente (https://ccvalg.pt/inmoz/inmozPT.html).

O projeto InMoz foi desenvolvido por uma equipa interdisciplinar de investigadores portugueses (ICArEHB e CIMA, Universidade do Algarve), moçambicanos (Universidade Eduardo Mondlane), australianos (The Australian National University) e americanos (University of Connecticut e University of Louisville) com o objetivo era estudar alterações ambientais e climáticas que ocorreram ao longo do Quaternário no sudeste de Moçambique e os seus impactos na evolução humana.

   

“The Pencil of Nature”

junho 2023

“The Pencil of Nature” é uma representação fotográfica das formas originais da natureza, convocando o leitor para uma reflexão sobre a sexualidade, a vida, a morte, a mutação e a manipulação, sobre a consciência do que é efémero e do que é perene.

Pedro Medeiros refere mesmo que “a natureza é o maior dos livros, o reino de todas as possibilidades, a liberdade inteira. É uma permanente fonte de conhecimento e inspiração para cientistas, fotógrafos, artistas, historiadores. Nela não há dogma ou pudor, convenção ou limite.”

É deste processo que resulta a exposição “The Pencil of Nature”. A exposição poderá ser visitada até ao dia 31 de agosto deste ano.

   
 

"Na mira do voo"

janeiro 2022

 "Foi a 21 de Janeiro de 2018 que, com uma máquina fotográfica e uma objetiva emprestadas, fui pela primeira vez fotografar aves, com o meu amigo José Fernando Pereira. Há meses que ele me tentava convencer a regressar à natureza para iniciar um hobby que ele próprio já praticava há alguns anos." E com esta informação que o Centro Ciência Viva de Lagos desafia António Granado a mostrar o resultado desse olhar por detrás da objetiva. 

 

Uma produção do Centro Ciência Viva de Lagos com fotografias de António Granado.

Se pretender requisitar esta exposição entre em contacto connosco - info@lagos.cienciaviva.pt

    
O Algarve também é Branco

"O Algarve também é branco"

maio 2021

" Nesta breve mostra de imagens pretende-se transmitir um pouco dessa riqueza [cromática] ainda tangível, cuja existência contraria uma visão, se já não predominante nos discursos apresentados, ainda vigente na maioria dos pessoais discursos da maior parte dos indivíduos."


Uma exposição fotográfica de Filipe da Palma
   
Astrofotografia

"Astrofotografia"

janeiro 2019

A exposição é composta por 40 fotografias premiadas na competição internacional promovida pelo Royal Observatory Greenwich, do Reino Unido, e uma seleção especial adicional das mais de 4500 fotografias submetidas a concurso em 2016.


Astrofotografia resulta de uma parceria com o Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra.

   
Aos Olhos do CCMAR

"Aos olhos do CCMAR"

janeiro 2018

 
Esta exposição resulta da seleção de algumas fotografias da 2ª edição do concurso de fotografia e vídeo dirigido aos membros do Centro de Ciências do Mar (CCMAR), que teve como objetivo o registo de imagens relacionadas com as atividades científicas desenvolvidas pelos participantes.

O resultado é um portefólio rico que abrange as diversas áreas e diferentes momentos de investigação que decorre no CCMAR.
 
   
Morcegos

"Morcegos às claras"

agosto 2017

Em todo o mundo existem cerca de 1200 espécies de morcegos, sendo que, em Portugal, há 27 espécies, que representam 40% dos mamíferos do nosso país. Nove dessas espécies estão ameaçadas.


Um dos principais objetivos da exposição, também passa por alertar para a necessidade de mudança de atitudes e comportamentos negativos associados a estes mamíferos voadores.


Produzida pelo Centro Ciência Viva do Alviela, esta exposição foi desenvolvida no âmbito do projeto Quiroptário Fora de Portas e tem como parceiros a Câmara Municipal de Alcanena, a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.

   
Portugal Selvagem

"Portugal selvagem"

abril 2017

À medida que revelava ao mundo as suas ilustrações, o autor apercebeu-se de que existia um grande desconhecimento acerca da fauna portuguesa. Assim, decidiu representar algumas espécies que se pode observar no nosso país de modo a aproximar-nos do mundo selvagem e a lutar pela sua conservação.


A exposição conta com 19 réplicas de ilustrações científicas de João Simões, a partir dos originais feitos em scratchboard preto/branco, com tinta-da-china e utilização de aerógrafo.

   
Visões

"Visões"

setembro 2016

Exposição da responsabilidade técnica e científica do Centro Cirúrgico de Coimbra.


A mostra reúne um leque de  fotografias reais, captadas no interior do olho humano, acabando por se revelar um instrumento de comunicação inovador entre Ciência e Arte


São histórias de sucesso da medicina e da Oftalmologia portuguesa, mas não só, porque a física, a matemática, a arquitetura, a engenharia de estruturas, ou simplesmente, a estética estão presentes e existem, obrigatoriamente, dentro de cada olho humano.

   
As Plantas na 1a Globalização

"As plantas na 1ª globalização"

fevereiro 2015

 

Esta exposição, produzida pelo Instituto de Investigação Científica Tropical, é baseada no livro A Aventura das Plantas e os Descobrimentos Portugueses, da autoria do Professor José Mendes Ferrão.


A troca de plantas entre continentes no período da expansão marítima é o foco principal. Alimentos como a mandioca, o milho, a malagueta, hoje tão comuns nas várias gastronomias, são alguns exemplos da importância desta globalização na introdução destas e de outras plantas nos vários continentes.

   
Fundos Marinhos

"Explorando os fundos marinhos"

outubro 2014

A exposição pretende mostrar a cartografia dos habitats e da biodiversidade marinha da Costa Atlântica Europeia. Mapas dos fundos marinhos de Brest a Cádis e de Galway a Ponta Delgada, revelam o resultado de um projeto desenvolvido ao longo de três anos, por um conjunto de 14 entidades parceiras, com destaque para o Grupo de Investigação Pesqueira do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve, como promotores da exposição itinerante. 


"Explorando os Fundos Marinhos da Europa", é uma exposição produzida no âmbito do projeto europeu MeshAtlantic.

   
   

 

 

Localização

R. Dr. Faria e Silva n.º34 _ 8600-734 Lagos

Horários

Ter-Dom

10:00 - 18:00
Segunda-feira Fechado

Encerrado nos dias 24, 25 e 31 de Dezembro, e 1 de Janeiro.

Social