Nova Escola de Sagres 2023
O Centro Ciência Viva de Lagos (CCVL), e a Direção Regional da Cultura do Algarve, dinamizam a sétima edição do projeto Nova Escola de Sagres na Fortaleza de Sagres no dia 24 e 25 de outubro. Este evento decorre, em ambiente de Festival, e propõe aos participantes várias atividades, como a construção de uma Caravela Modular com 10 metros de comprimento, Oficinas de Programação eRobótica, exploração de coleções que revelam a bio e geodiversidade de vários ambientes e ecossistemas. Também iremos desvendar mapas e instrumentos de navegação, bem como refletir sobre “Patrimónios Desconfortáveis” onde o tema da escravatura e da cor da pele deve ser abordado e repensado, desta vez com recurso às ferramentas de Inteligência Artificial, também este um assunto desconfortável da atualidade.
O projeto Nova Escola de Sagres reunirá na Fortaleza de Sagres diversas áreas do saber científico e do saber prático, do passado ao atual, como justificação conceptual na dinamização de atividades relacionadas com as Artes de Navegar, a História e o Conhecimento. Nesta edição cujo tema é “Patrimónios Desconfortáveis”, abordamos o conhecimento com uma olhar atento, à luz da ciência, para as “histórias” por detrás do que é hoje considerado patrimónios (des)confortáveis, numa perspetiva de aprender com a história do passado, e encarar o futuro com o respeito por todos, lado a lado com oconhecimento.
Neste evento será dinamizado um conjunto de atividades práticas de cariz científico e tecnológico, adequadas aos alunos do 1º ao 3º ciclo, que sejam um fio condutor de uma narrativa dos acontecimentos históricos, referente ao tempo da escravatura desde a época dos descobrimentos, onde a cor da pele e questões culturais são ainda fatores de desconfortáveis. Os participantes experimentarão construir uma Caravela modular de 10 m de comprimento, manusear instrumentos de navegação, ler mapas e cartas, utilizar relógios de sol, examinar coleções, explorar vídeos em realidade virtual, compreender a modelação 3D, aprender um pouco de robótica e programação em ambiente de oficinas, entre muitas outras descobertas.
O evento é dirigido para o público escolar nos dias 24 e 25 de outubro, estando aberto a inscrições. As atividades irão decorrer das 10h às 17:30h.
As famílias que desejem participar podem fazê-lo mediante inscrição.
Atividades:
Construir uma Caravela: atividade para ser levada a cabo ao longo do dia e repetida ao longo do evento. Pretende-se envolver os participantes na construção de uma réplica modular de uma caravela, à escala de 1:3 (10 metros de comprimento). Os participantes exploram as plantas de execução de uma caravela e contribuem ativamente para a construção da mesma. Nesta atividade, iremos convidar o participante a desempenhar diferentes papéis no que representa a construção de uma embarcação levando a pensar sobre o que é a vida a bordo de um navio e qual a importância da manutenção de uma frota de pesca e como se faz a manutenção da mesma.
Mapas: cartas e mapas serão explorados e experimentados pelos visitantes sendo estes esclarecidos sobre o funcionamento e significado de cada um, com referência às correntes e ventos que dominam no promontório da Fortaleza, identificar rotas de migrações das diversas espécies que circulam na costa portuguesa.
Instrumentos de navegação: os instrumentos de navegação desenvolvidos e aprimorados e incorporados nas embarcações ao longo dos séculos xv e xvi foram de extrema importância para impulsionar e consolidar os descobrimentos. instrumentos como o quadrante, o sextante, a balestilha, a bússola e o astrolábio, serão explorados e experimentados pelos visitantes sendo esclarecidos sobre o funcionamento e significado de cada um, e será feito o paralelismo com os instrumentos que, hoje em dia, são usados a bordo das embarcação que passam diariamente ao largo da Fortaleza.
Medir o tempo: O sol foi fundamental para as primeiras formas de medir a passagem do tempo. nesta oficina construiremos, ao longo do dia, um relógio de sol utilizando-o para explicar como a posição da Terra em relação ao Sol nos pode dar tanta informação. Será também abordada a forma como é usada pelas comunidades envolvidas neste projeto.
As coleções: Nesta atividade, expomos aos visitantes várias coleções que vão desde areias recolhidas à volta das praias da fortaleza, até às espécies que vivem no oceano que circunda o monumento, Enquadradas na narrativa do imaginário que algumas espécies representam. Estará também representada uma coleção de organismos microscópicos, que por recurso à tecnologia da digitalização e impressão 3d, podemos manipular e ter a perceção de como é um dinoflagelado ou um cocolitoforídeos, que podem ser responsáveis por marés vermelhas ou pelas águas fluorescentes.
Robótica e programação: Através destas ferramentas lúdicas, iremos desenvolver oficinas que permitem explorar formas de viajar ao largo do promontório de Sagres e de como as correntes e os ventos têm um papel fundamental na navegação nestas passagens.
Histórias contadas: o património oral também é parte essencial da nossa cultura e da nossa história. Histórias contadas e narradas são uma das formas mais eficientes de preservação do conhecimento e da nossa Experiência. Dirigido às famílias com crianças, convidamos os participantes a assistir a um conto sobre as comunidades que vivem diretamente da pesca e do mar. No fim iremos explorar objetos que nos remetem para as rotinas dessas comunidades.
Para mais informações e inscrições entre em contacto connosco - info@lagos.cienciaviva.pt | 282 770 000 | 969 685 985
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Em cada edição são desenvolvidas e dinamizadas diversas atividades práticas a serem exploradas pelos visitantes. Pretende-se que o participante tenha a oportunidade de experimentar, sentir e refletir o conjunto das atividades propostas pensadas e alinhadas com o tema de cada ano. Cada atividade abordará conceitos de um contexto histórico passado mas sempre relacionando-os com os conhecimentos presentes, recorrendo a ferramentas e à tecnologia atuais.
A existência da Escola de Sagres constitui um dos mitos da História de Portugal, associado a um local de reunião de conhecedores da arte de marear e detentores do saber científico e tecnológico.
Anteriores edições
- Na sexta edição (2022) o tema foi “Património sem fronteiras”, onde abordamos o conhecimento científico como bem comum e fator unificador da humanidade.
- Na quinta edição (2021) da Nova Escola de Sagres, ambicionamos olhar para o Património, Comunidade e Inclusão numa perspetiva de valorização do conhecimento empírico. Diariamente a fortaleza é palco de atuação de várias pessoas que usufruem dela quase sem se aperceberem da sua importância: pescadores, operadores de marítimo-turísticas, guias de turismo e uma diversa comunidade de praticantes de desportos aquáticos (mergulho, surf, wind-surf). Nesta edição, pretende-se envolver todas estas comunidades e integrá-las numa perspetiva de co-construção e partilha de saberes. É na partilha das diversas perspetivas do conhecimento empírico, na forma como diferentes sentem a mesma realidade, que alcançamos e construímos pontes e formas de diálogo, mais ricas, mais diversas, com o objetivo de uma inclusão desejável.
- Na quarta edição (2020) celebramos os Direitos Humanos, Igualdade e Não-Discriminação numa perspetiva de aprender com a história do passado, re-descobrir o conceito de igualdade, e encarar o futuro da Não Discriminação com o respeito permanente pelos Direitos Humanos, lado a lado com o conhecimento. O visitante terá a oportunidade de explorar um conjunto de atividades que apresentam como fio condutor, uma narrativa dos acontecimentos históricos referente ao tempo da escravatura desde a época dos descobrimentos, até aos dias de hoje, onde a cor da pele e questões culturais são ainda um fator de discriminação. Em cada atividade, serão abordadas noções que remetem para passagens e momentos da história em que a escravatura era uma realidade aceite socialmente.
- Na terceira edição (2019) a implementação da Nova Escola de Sagres, ambiciona olhar para a viagem de Fernão Magalhães numa perspetiva de descobrir novos rumos, de enfrentar o desconhecido e descobrir novos caminhos para o conhecimento. A proposta inclui assim a exploração e dinamização de um conjunto de atividades práticas de cariz científico e tecnológico como fio condutor de uma narrativa da história da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães. Em cada atividade serão abordados conceitos que remetem para passagens e momentos da viagem, explorando o património histórico e relacionando-os com os conhecimentos da atualidade com recurso às novas tecnologias.
- A segunda edição (2018) da Nova Escola de Sagres pretende olhar para o futuro e potenciar na fortaleza de sagres o uso das tecnologias mais recentes para preservar a história e o passado. O futuro faz-se com a nossa história, quer do passado, quer do presente. esta proposta inclui assim a exploração e dinamização de um conjunto de atividades práticas de cariz científico e tecnológico que sejam um fio condutor de uma narrativa da história do passado e do presente projetada num futuro cada vez mais próximo. Em cada atividade serão abordados conceitos que remetem para o património histórico, relacionando-os com os conhecimentos da atualidade com recurso às novas tecnologias para o preservar.
- A implementação do projeto (2017) Nova Escola de Sagres ambiciona reunir na Fortaleza de Sagres diversas áreas do saber científico e do saber prático, passado e atual, como justificação conceptual na dinamização de atividades relacionadas com as artes de navegar, a História e o conhecimento que resultaram do primeiro grande evento de globalização – os Descobrimentos. Pretende-se que em cada atividade sejam abordados conceitos que remetam para um contexto histórico, mas relacionando-os com os conhecimentos da atualidade e com os novos saberes e tecnologias e produtos, recorrendo a ferramentas atuais e de elevada tecnologia.
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