• Projetos Concluídos

   

Noite Europeia dos Investigadores

setembro 2020 - setembro 2021

 

O projecto European Researchers Night 2021 – REGGAE: Researchers for European Green Growth and Education - é coordenado pela Ciência Viva em consórcio com o i3S e o ITQB, com o apoio da Rede de Centros Ciência Viva.

O Centro Ciência Viva de Lagos foi parceiro nesta edção de 2021.

     
 

 Aprender para Valorizar - Erasmus +

julho 2018 - junho 2020

   Com o Projeto Aprender para Valorizar, o Centro Ciência Viva de Lagos pretendeu sublinhar uma das suas prioridades estratégicas, o de afirmar e considerar que os recursos humanos são a maior riqueza de qualquer organização. Este projeto de formação específico de formação vai ao encontro, de duas grandes necessidades: reforçar as competências da equipa do CCVL e alargar a influência do Centro quer ao nível das atividades, quer, sobretudo, ao nível dos públicos a quem são dirigidas, reforçando igualmente a participação e colaboração do CCVL em projetos nacionais e internacionais.
     
 

Viseiras

março 2020

  Durante o primeiro confinamento, o Centro Ciência Viva de Lagos imprimiu e distribuiu gratuitamente viseiras em várias instituições dos Concelho de Lagos e de Portimão. As nossas duas impressoras 3D estão a imprimir sem parar em casa de um membro da nossa equipa, bem como as de vários voluntários!
     
 

 EcoScience

janeiro 2019 - dezembro 2019

   A proposta apresentada pelo Centro Ciência Viva de Lagos (CCVL) para o projeto Ecoscience focou-se no contribuito para o aumento da literacia científica e tecnológica dentro da temática da sustentabilidade. Foi implementado no Algarve e teve como parceiros os Centros Ciência Viva do Algarve e de Tavira, o Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA) da Universidade do Algarve e a Associação A Rocha. O projeto envolveu a implementação de um EcoDay em diversas escolas, a realização de um congresso científico pelos alunos do ensino secundário, a criação de roteiros científicos que aliaram o lazer à ciência do meio natural e a realização de encontros participativos maioritariamente para o público adulto,  bem como palestras e workshops para o público sénior (Ciência Sénior).
     
   

A Minha Praia - OPP2017

 agosto 2018 - julho 2019

 

 Este foi um projeto de monitorização ambiental e de sensibilização para a conservação do meio marinho e promoção de hábitos de consumo sustentáveis, através de ações de civismos ambiental e ciencia cidadã.

     
     

SoundMakers

setembro 2017 - julho de 2018

  Recorrendo ao espírito e dinâmica académicos das Tunas para promover a integração dos novos estudantes, pretendeu-se com este projeto promover o trabalho de equipa para a produção de um equipamento sonoro original e baseado na cultura Maker.
     
 

IBM

setembro 2017 - setembro 2018

 

Em parceria com a IBM Portugal, o Centro Ciência Viva de Lagos, desenvolveu um programa de atividades STEM com o intuito de aproximar crianças, jovens e professores à Cultura Científica e Tecnológica.

4 workshops, 3 atividades gratuitas e 400 crianças, estiveram envolvidas neste programa.


 
   
     
 

Saúde a 4 Tempos

janeiro a dezembro de 2015

 

Saúde a 4 Tempos foi um projeto de Comunicação de Ciência que teve como principal objetivo divulgar e fomentar o debate esclarecido sobre diversas temáticas na área da Saúde, contemplando a investigação que se está a desenvolver no nosso país, as ações e campanhas dos Centros de Saúde e hospitais da região do Algarve, assim como promover as boas práticas para uma região mais saudável e, consequentemente, com maior qualidade de vida.

     

 

Localização

R. Dr. Faria e Silva n.º34 _ 8600-734 Lagos

Horários

Ter-Dom

10:00 - 18:00
Segunda-feira Fechado

Encerrado nos dias 24, 25 e 31 de Dezembro, e 1 de Janeiro.

Social