• Histórias Vivas

As Histórias com Ciência são atividades dirigidas às crianças em idade pré-escolar e 1º Ciclo.

Pretende-se desta forma abordar conteúdos científicos usando a narrativa de uma história para introduzir conceitos de biologia, astronomia, sustentabilidade, entre outros...

No final desenvolve-se uma atividade prática sobre um dos conteúdos científicos abordados no conto. A duração é de aproximadamente 45 minutos.

O Ciclo do Mel

Como se produz o mel? Qual a grande importância das abelhas no planeta? Conheceremos os adereços de Apicultura e terminamos construindo uma vela de cera.

Conceitos:Sustentabilidade, Insetos, Agricultura, Cera, Mel, Pólen

A Alga que queria ser Flor

Num belo jardim, vivia uma alga que queria ser mais alta para melhor ver o mundo. Com a ajuda da Botânica, descobre as plantas que te rodeiam e a verdadeira cor das flores, numa atividade de cromatografia.

Conceitos: Botânica, Biodiversidade e Evolução

A Caracoleta Remendinha

Era uma vez uma caracoleta… Segue o rasto desta história e, transforma-te num biólogo e explora o nosso Jardim de Ciência.

Conceitos:Biodiversidade, Meio Natural, Seres Vivos

Como apanhar uma Estrela

"À noite, ia para a janela observar as estrelas e sonhar que um dia teria uma só dele." Vem conhecer quais são os objetos do céu e as histórias das constelações.

Conceitos: Astronomia, Estrelas, Planetas

As nuvens

"As nuvens têm tanta imaginação! Às vezes são montanhas ambulantes, às vezes hipopótamos..." Nesta história vamos conhecer como se formam as nuvens, qual é a importância delas e desvendar porque têm tantas formas diferentes.

Conceitos: Nuvens, Ciclo da água, vento