VER PARA QUERER
um projeto para promover a Literacia dos Oceanos
O Mar como recurso |
Este projeto vai contribuir para o conhecimento dos Oceanos e sensibilizar para o dever da conservação do Património Natural, através da alteração de comportamentos, bem como promover a cultura científica e tecnológica do Oceano. Ver para Querer é um projeto que tem como objetivo principal elevar a consciência e o conhecimento sobre questões marinhas e costeiras. Visa essencialmente contribuir para o conhecimento dos Oceanos e sensibilizar para o dever da conservação do Património Natural, através da alteração de comportamentos, bem como promover a cultura científica e tecnológica do Oceano.
Pretende-se estimular o envolvimento dos cidadãos nos temas do Mar, de forma a promover uma cultura de respeito pelo Oceano e impulsionar a construção de uma sociedade mais azul.
Ver Para Querer irá envolver ativamente a comunidade escolar e local, a comunidade científica, o setor empresarial do mar, os municípios e os profissionais da economia do mar. No que respeita ao público escolar, a Escola Azul do Bairro Operário e a Escola Azul de Santa Maria, ambas do agrupamento Júlio Dantas, são parceiras do projeto. É também parceiro, o Centro de Formação Desportiva de Surf do Desporto Escolar do Agrupamento de Escolas Gil Eanes.
O projeto prevê sobretudo contribuir para o desenvolvimento de competências individuais, para a formação de professores sobre as temáticas da preservação e sustentabilidade do Oceano, mas também para a promoção da utilização do Mar como um espaço de relações positivas e recreativas, promovendo a possibilidade das crianças experimentarem desportos náuticos e passeios recreativos. No envolvimento com o público escolar, iremos ainda prestar especial atenção aos alunos com Necessidades Educativas Especiais, que serão incluídos nas mais diversas atividades. Mas o Projeto vai mais além, e pretende desenvolver campanhas de sensibilização e consciencialização da sociedade em geral, e contribuir para uma sociedade mais ativa e participativa nas questões relacionadas com a defesa e proteção dos Oceanos, desenvolvendo diversas ações em várias regiões do Algarve.
Este projeto permitirá que o Centro Ciência Viva de Lagos e os seus parceiros trabalhem para uma Europa mais sustentável, competitiva e inclusiva
Este é um projeto financiado através do Programa Crescimento Azul (Small Grants Scheme #3) dos EEA Grants Portugal (mecanismo Financeiro plurianual, através do qual a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega apoiam financeiramente os Estados membros da União Europeia).
Operador do Programa | |
Working together for a green, competitive and inclusive Europe
Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia.
Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro
plurianual, conhecido como EEA Grants.
Os EEA Grants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários.
Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros.
Saiba mais em eeagrants.gov.pt