O projeto Aprender para Valorizar visa o investimento na formação da equipa do CCVL por intermédio da sua mobilidade, capacitando-a em competências especializadas detalhadas nos eixos estratégicos identificados.
Com o Projeto Aprender para Valorizar, o Centro Ciência Viva de Lagos pretende sublinhar uma das suas prioridades estratégicas, o de afirmar e considerar que os recursos humanos são a maior riqueza de qualquer organização. Desta forma, a valorização daqueles é fundamental para que o CCVL melhore o seu desempenho na sua Missão de divulgar e comunicar a Ciência e Tecnologia. Esta é influenciada não só pela missão e estrutura organizativa do Centro mas também pelas necessidades que os objetivos estratégicos do CCVL envolvem – menor peso dos módulos da exposição permanente e incremento das atividades hands-on e atividades dirigidas a outros públicos, particularmente os adultos e os seniores.
Este projeto de formação específico assenta então na prévia identificação e caracterização de três eixos estratégicos no que respeita à educação não-formal e aumento da literacia científica do público adulto e sénior:
- Desenvolver a área da Programação e Robótica;
- Implementar uma área de Gaming;
- Crescer na área do Turismo Sustentável e Valorização do Património.
Critérios de seleção para participação nas mobilidades:
O Centro Ciência Viva de Lagos apresentou a sua candidatura ao programa de educação de adultos, com o intuito de promover a formação da sua equipa e ampliar a sua oferta e capacidade para o desenvolvimento de programas de educação não formal para adultos.
No âmbito da preparação da candidatura, toda a equipa foi envolvida no sentido de se envolverem na identificação das necessidades individuais e da instituição para a satisfação dos objetivos propostos.
Toda a equipa de trabalho está assim envolvida e empenhada na concretização dos objetivos propostos.
A seleção dos participantes para as diferentes mobilidades foi assim efetuada aquando da preparação da candidatura e teve em conta a necessidade da instituição, o envolvimento de cada elemento na área de desenvolvimento, e a garantia que todos os elementos da equipa participem em pelo menos um evento de mobilidade.
O Centro Ciência Viva de Lagos participou nas seguintes atividades de formação:
A Helena e o Hélder passaram 3 dias na Maker Faire de Roma.
Estiveram em contacto com a mais inovadoras técnologias e regressaram cheios de ideais.
- Build your own App and Robotics with Arduino
O Ricardo foi até Florença aprender sobre APPs e arduino.
- Outdoor Learning and Adventure Education:
O Renato esteve em Tenerife na Edição Especial de Treking deste curso.
- The power of game based learning and gamification in Education:
A Nathália esteve em Bologna e regressou com o poder da Gamificação na Educação.
- Game-Based Learning and Gamification:
A Ana Marta esteve em Praga a saber mais sobre aprendizagem baseada em jogos e gamificação.
- European Project management and design for teachers, headmasters and educators:
A Sara esteve em também em Bologna a aprender sobre gestão e concepção de projetos europeus.
- Education outside the classroom:
A Inês esteve em Limassol, no Chipre a aprender como ensinar através de sítios, museus, monumentos e natureza.
- ICT & Outdoor Teaching and Learning:
O Lourenço esteve em Split, na Croácia a aprender sobre a utilização de tecnologia para aprendizagem fora da sala de aula.
- Job Shadowing nos Museos Científicos Coruñeses:
O Hélder esteve na Coruña, em Espanha, a aprender muito sobre atividades Maker e STEAM.