• Noite Europeia dos Investigadores

 

 

O projecto European Researchers Night 2021 – REGGAE: Researchers for European Green Growth and Education - é coordenado pela Ciência Viva em consórcio com o i3S e o ITQB, com o apoio da Rede de Centros Ciência Viva.

 

“REGGAE irá mostrar o papel dos cientistas na conquista de uma sociedade europeia mais verde, mais resiliente e inovadora. Ao envolver os cidadãos adultos e mostrar como a inovação e o conhecimento podem levar ao crescimento e a um futuro mais sustentável, o projeto também contribuirá para reforçar a confiança na ciência e nos seus métodos.

 

Os objetivos específicos são:

- Envolver a comunidade científica em atividades de divulgação / conscientização científica;

- Salientar a importância do trabalho dos investigadores para a economia, o crescimento, o emprego mas também para o quotidiano e o bem-estar dos cidadãos (cidade, casa, escola, trabalho, férias, bairro, família…);

- Sublinhar a importância da cooperação internacional europeia nas actividades de investigação;

- Salientar o apoio europeu a favor dos investigadores e da investigação.

 

Em cada local, o programa será preparado e organizado em torno das principais áreas do Acordo Verde Europeu, a saber:

(a) Aumento da ambição climática - desafios intersetoriais
(b) Energia limpa, acessível e segura
(c) Indústria para uma economia limpa e circular
(d) Edifícios eficientes em termos de energia e recursos
(e) Mobilidade sustentável e inteligente
(f) Da fazenda para a bifurcação
(g) Biodiversidade e ecossistemas
(h) Ambientes livres de poluição zero e tóxicos

A participação nas atividades do REGGAE contribuirá para uma melhor compreensão da relevância do Green Deal na vida dos cidadãos e do papel dos cientistas no reforço do conhecimento que o permite:

(a) Embalagem reutilizável ou reciclável, menos desperdício;
(b) Alimentos mais saudáveis;
(c) Menos pesticidas e fertilizantes e água e solo mais limpos;
(d) Melhor saúde para as gerações atuais e futuras;
(e) Ar mais limpo;
(f) Melhores alternativas de transporte;
(g) Energia mais limpa e usando-a com sabedoria em nossas casas.

 

O Centro Ciência Viva de Lagos desenvolveu as seguintes atividades preapratórias:

 

Permacultura   Jardins Verticais    EcoMobilidade 

 

No dia 11 de setembro aprenda e explore o conceito de Permacultura com uma visita à Quinta do Vale da Lama. Entre as 10:30 e as 12:30 venha visitar esta Quinta e deixe-se ser guiado por quem conduz este Projeto há mais de 20 anos. 

No dia 12 de setembro visite o Centro Ciência Viva de Lagos e construa o seu próprio jardim vertical. Entre as 15:00 e as 18:00 venha visitar o nosso Jardim de Ciência e coloque as mãos na terra para um projeto que pode levar para casa.

No dia 17 de setembro celebramos a Semana Europeia da Mobilidade em colaboração com o Município de Lagos. Entre as 11:00 e as 17:00 venha visitar o nosso Jardim de Ciência e participar nas atividades de circuitos elétricos com painéis solares, carros solares e construção de barcos, para além de explorar o nosso barco à vela.

 

_____________________________________________________________

NO DIA 24 SETEMBRO DE 2021 - preparámos um noite de Reggae com Ciência

 

Desafiámos uma banda de Reggae Naomi & The Raposeira Dub Collective ...

 

Naomi & The Raposeira Dub Collective

     

... a ser interrompida por vários cientistas: Helena Freita, Maria PLama Mateus, Manuela David, Davide Gamboa, Nita Barroca e Milene Matos

 

Helena Freitas   Maria Palma Mateus   Manuela David
         
David Gamboa   Nita Barroca   Milene Matos

 

 Preparámos atividades, convidámos parceiros e proporcionámos a degustação de um menu sustentável. Foi uma noite em cheio!

 

 


NEI

Preocupados também com as questões ambientais, quisemos mostrar que existem alternativas, ao alcance de todos, que contribuem para combater o desperdício, usar o descartável, mas a pensar na redução do lixo, reduzir a emissão de gases utilizando produtos apenas regionais, evitado o transporte de longa distancia, respeitar a sazonalidade dos produtos, e utilizar produtos de elevado valor nutricional e de baixo valor comercial, favorecendo a diversidade e promovendo alternativas comerciais, impedido a especulação do valor de mercado. Tudo isto mesmo em situação de pandemia.

Bruschettas variadas, embora seja uma tradição italiana, é na verdade um produto muito ao estilo da dieta mediterrânica, à base de pão caseiro, local, regado com um fio de azeite e apresentadas com diversos recheios. A nossa proposta consiste em Hummus de beterraba, Tomate Coração de boi e Biqueirão e pimento assado.

Ceviche de Cavala com Salicórnia, aqui apresentamos uma alternativa distante em cultura, mas muito próxima, vinda do nosso mar. O Ceviche é um prato tradicional do Perú, à base de peixe marinado em lima. A proposta de utilização da Cavala tem aqui um impacto a nível da sustentabilidade: A cavala é uma das espécies mais rejeitadas da frota algarvia, sendo que a generalização da sua utilização para consumo humano seria uma mais-valia significativa para a valorização deste recurso e a aumentar a sua popularidade. A marinada em ácido é uma forma de cozinhar sem recurso a gastos energéticos. A salicórnia é uma espécie endémica da nossa região que habita as zonas de sapal ou em ambientes costeiros. É uma planta que tem a propriedade de reter o sal e de poder ser utilizada como substituição deste mineral na nossa alimentação.

Couscous de vegetais assados no forno. Esta alternativa volta aqui a salientar uma dieta mediterrânica, já que o couscous é originário do norte de áfrica. Trata-se de uma forma diferente de consumo de cereal, já bem globalizado. A opção de legumes respeita a oferta local e a sazonalidade, tentando ao máximo respeitar o mote “Farm to Fork”

Figos com queijo de cabra, uma apresentação diferente tirando partido da época dos figos e recorrendo à frescura do queijo de cabra cada vez mais recorrente na nossa região.

sopa, é o aconchego prefeito para quando chega o outono e o tempo começa a ser mais fresco. Pode começar ou terminar uma refeição, fica sempre bem e não é só para as crianças.

Vinho Biológico, ficou a cargo do Monte da Casteleja, nosso parceiro em diversos eventos que pretende recriar o conceito de “vinho do produtor”, com a combinação das técnicas ancestrais como a pisa a pé e o envelhecimento em tonéis. 

O menu inclui apenas produtos regionais, com produção local e de pesca local. A todos os convidados  foi entregue um kit de pratos descartáveis compostáveis.

 

 

  

 

Localização

R. Dr. Faria e Silva n.º34 _ 8600-734 Lagos

Horários

Ter-Dom

10:00 - 18:00
Segunda-feira Fechado

Encerrado nos dias 24, 25 e 31 de Dezembro, e 1 de Janeiro.

Social