Inspirada em Zeca Afonso, esta frase reveste-se agora de alegria, vida e futuro! Esta é a campanha da Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica para assinalar o 50.º aniversário do 25 de Abril.

Antes do 25 de Abril de 1974 não havia liberdade de expressão, as pessoas não se podiam reunir para falar ou discutir ideias. Esta campanha nem sequer poderia existir.

Em 1970, 26% da população portuguesa não sabia ler nem escrever. Atualmente, essa realidade afeta 3% dos portugueses. Nos anos 70, apenas 1% da população com mais de 20 anos tinha ensino superior completo; hoje, 45% dos adultos entre 30 e 34 anos têm curso superior.

Os progressos na educação foram particularmente significativos para as mulheres, que têm uma presença cada vez maior nas universidades. Representavam cerca de 10% dos 86 doutoramentos atribuídos em 1975 e hoje representam mais de 50% dos cerca de 2300 doutoramentos anuais.

Nos anos que se seguiram ao 25 de abril, as publicações científicas nacionais citadas no estrangeiro rondavam as 200, e em 1974 foram concedidas 5 patentes. Em 2023, as publicações científicas eram mais de 20 mil e o número de patentes ultrapassava os 150.

Vamos dar-lhe a conhecer os contributos para o avanço do conhecimento e o bem-estar da sociedade que os cientistas portugueses têm desenvolvido ao longo destes 50 anos. Descubra mais sobre o impacto do 25 de Abril na educação e na ciência e tecnologia em Portugal. Participe nas atividades organizadas a nível nacional pelos Centros Ciência Viva e partilhadas nesta plataforma.

Plante cravos virtuais para comemorar o 50.º aniversário do 25 de Abril, com a aplicação de realidade aumentada acessível por QR Code, desenvolvida pelo artista Leonel Moura. Para isso, basta apontar a câmara do telemóvel para qualquer ponto à escolha e adornar as cidades do país com estas flores de forte simbolismo.

SAIA À RUA E PARTICIPE NAS NOSSAS ATIVIDADES EM TODO O PAÍS.