Foi desenvolvida uma formação, dedicada a professores, onde exploraramos vários conceitos, conteúdos e atividades que servem como âncora às grandes temáticas da Literacia do Oceano, tornando o Mar um tema motivador de aprendizagem, disponibilizando recursos educativos inovadores e oficinas.
Modalidade:
Atividade de Formação (online e presencial)
Destinatários:
Professores do Ensino Básico (grupo110), Matemática e Ciências da Natureza (grupo 230), Física e Química (grupo 510), Biologia e Geologia (grupo 520), e Geografia (grupo 420) dos Agrupamentos de Escolas da Região da Algarve.
Estrutura:
A formação está organizada em 5 sessões de curta duração ou pode ser realizada na modalidade de 50 horas (25 horas presenciais + 25 horas de trabalho autónomo), está dividida em 5 ações de capacitação, relacionadas, mas independentes, sendo que as sessões presenciais funcionarão em formato misto (online e físico).
Objetivos:
- Valorização do desenvolvimento profissional do professor;
- Valorização da formação a nível do ensino experimental das ciências;
- Valorização das dinâmicas curriculares do ensino das ciências centradas na Literacia do Oceano, nomeadamente nos diversos fenómenos científicos que explicam a erosão costeira, a poluição, a dinâmica do Oceano, a biodiversidade, a ocorrência de microplásticos e o aparecimento de mitos e lendas.
- Capacitar os professores das estratégias necessárias para que estes possam explorar, com os alunos, recorrendo a metodologias IBL e Hand-on.
Conteúdos do Curso de Formação:
Ação 1 - Características do Mar
Sessão 1 – Apresentação da ação. Características do Mar - Química e Física da água; dinâmica dos oceanos (2 horas - on-line)
Sessão 2 – Atividades práticas sobre as características físicas e químicas do mar e preparação do trabalho autónomo de planificação das atividades em contexto de sala de aula. Reflexão sobre as suas aprendizagens (2,5 horas - presencial)
Sessão 3 – Formulário de reflexão sobre as aprendizagem e questionário de avaliação (on-line)
Ação 2 - Quem vive no Mar
Sessão 1 – Ecossistemas marinhos, organismos marinhos, relação entre espécies (2 horas - Online)
Sessão 2 –Atividades práticas e planificação de trabalho autónomo (2,5 horas - presencial)
Sessão 3 – Formulário de reflexão sobre as aprendizagem e questionário de avaliação (on-line)
Ação 3 - Geologia Marinha
Sessão 1 – Geologia Marinha I - Fundo do mar, rochas, fósseis, zonas costeiras (2 horas – on-line)
Sessão 2 –Atividades práticas e preparação de trabalhos/ (2,5 horas - presencial)
Sessão 3 – Formulário de reflexão sobre as aprendizagem e questionário de avaliação (on-line)
Ação 4 - O Homem e o Mar
Sessão 1 – Recursos e poluição marinha (2 horas – Online)
Sessão 2 - Atividades práticas. Planificação de atividades em sala de aula (2,5 horas - presencial)
Sessão 3 – Formulário de reflexão sobre as aprendizagem e questionário de avaliação (on-line)
Ação 5 – Histórias e lendas do mar
Sessão 10 – Mitos ou Realidade? - Histórias e lendas do mar (2 horas – Online)
Sessão 2 - Atividades práticas. Planificação de atividades em sala de aula (2,5 horas - presencial)
Sessão 3 – Formulário de reflexão sobre as aprendizagem e questionário de avaliação (on-line)
Metodologia:
Serão utilizadas metodologias ativas que promovam a intervenção participativa dos participantes, valorizando a sua experiência e a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos durante a ação de formação. Em cada uma das sessões, a componente teórica, com recurso a metodologias expositivas com suporte de meios audiovisuais, irá alternar com uma componente prática, na qual os formadores disponibilizarão materiais para análise e reflexão conjunta, assim como fichas de trabalho para as atividades experimentais.
Formadores:
Sara Mira | Centro Ciência Viva de Lagos
Luísa Ramalho | Centro Ciência Viva de Lagos
Henrique Santos | Centro Ciência Viva de Lagos
Lourenço Crispim | Centro Ciência Viva de Lagos
Nathália Lima | Centro Ciência Viva de Lagos
Luís Azevedo Rodrigues | Centro Ciência Viva de Lagos
Apreciação/Avaliação:
O processo de avaliação irá incidir sobre cada ação:
- Realização de um plano de ação para introdução de atividades prática relacionada com o tema, a ser implementada em sala de aula;
- Partilha da experiências com recurso a questionário on-line
- Reflexão acerca da atividade a desenvolver com os alunos, das sessões de formação e do contributo da formação para o seu desenvolvimento profissional.