A edição da Noite Europeia dos Investigadores (NEI) para o biénio 2024-2025, com o acrónimo EU-EMBRACES (Empowering Minds: Boosting Research in Citizen Engagement and Schools), oferece uma oportunidade única para que o público descubra o trabalho dos cientistas e o impacto que este tem na sociedade. O projeto assenta nas EU-Missions, nomeadamente, a adaptação às alterações climáticas, a saúde (cancro), a recuperação dos oceanos e águas, os solos e a criação de cidades inteligentes com impacto neutro no clima.
A NEI é um evento que ocorre em várias cidades da Europa, com o objetivo de aproximar os cidadãos da ciência e dos investigadores.
Em Portugal, a NEI ocorre em 9 locais: Alcanena, Bragança, Braga, Porto, Vila Nova de Foz Côa, Lisboa, Oeiras, Estremoz e Lagos.
O tema deste ano, “Abrace a Ciência: Empoderar Mentes e Fortalecer a Investigação em Escolas e Comunidades”, vai ao encontro da necessidade urgente de adaptação às alterações climáticas. O programa inclui palestras com especialistas de renome, atividades interativas sobre biodiversidade, cidades sustentáveis e muito mais. Com entrada gratuita e um ambiente repleto de música ao vivo e degustação de produtos locais de pegada reduzida, esta será uma noite para todas as idades.
18:00 - Atividades de sensibilização para as Adaptações às alterações climáticas:
Biodiversidade nos ecossistemas
Cidades Sustentáveis
Energias Renováveis
Os diferentes tipos de plástico
18:30 Momento Musical com Blackbird Duo
19:00 Conversas com Investigadores sobre as alterações climáticas
Fernando Rocha (Universidade de Aveiro) - Os Minerais Revelam o Clima do Passado
Maria Rosário Bastos (Universidade Aberta e Universidade do Porto) - Alterações Climáticas na Europa Medieval - um mundo em mudança.
Olegário Pereira (Universidade Nova de Lisboa) - A “Pequena Idade do Gelo”: uma Europa alagada e a tremer
20:00 Degustação de um menu com “pegada reduzida” com produtos locais
20:30 Momento Musical com Blackbird Duo
Para informações sobre o programa nacional consulte - nei.cienciaviva.pt
Projeto financiado pela União Europeia. Os pontos de vista e opiniões expressos são da exclusiva responsabilidade do(s) autor(es) e não refletem necessariamente as da União Europeia ou da Agência de Execução do Conselho Europeu de Investigação. Nem a União Europeia nem a autoridade que concede
o financiamento podem ser responsabilizadas por elas.