O Projeto Mar Azul: comunicar para envolver e educar é promovido pela Universidade de Aveiro, através da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, e é financiado pelo Fundo Azul, um mecanismo de incentivo financeiro da Direção-Geral de Política do Mar do Ministério do Mar,

Este projeto tem como objetivo principal elevar a consciência e o conhecimento sobre questões marinhas e costeiras. Visa contribuir para o conhecimento dos Oceanos e Mares, sensibilizar para o dever da conservação do Património Natural, através da alteração de comportamentos, bem como promover a cultura científica e tecnológica do Oceano junto do público escolar (alunos e professores) e do público geral. O projeto pretende assim estimular o envolvimento dos cidadãos nos temas do Mar e Zonas Costeiras, de forma a ir ao encontro dos sete Princípios Essenciais sobre a cultura científica do Oceano, conforme proposta da iniciativa Ocean Literacy, envolvendo ativamente a comunidade escolar e local, a comunidade científica, o setor empresarial do mar, os municípios e os profissionais da economia do mar.
Com o intuito de promover uma cultura de respeito pelo Oceano e impulsionar a construção de um a sociedade mais azul, este projeto assenta em três linhas de ação que envolvem as seguintes temáticas:

- Lixo marinho
- Valorização e sustentabilidade dos recursos marinhos
- Erosão costeira

 

Parte do programa de actividades deste projecto será desenvolvida na região de Lagos, através da pareceria com o Centro Ciência Viva de Lagos.

 

Assim propomo-nos dinamizar as seguintes atividades no âmbito do Mar Azul:

 

Saída de Campo: Realização de saídas de campo para mostrar na prática e no terreno o potencial do Oceano e a importância da preservação da biodiversidade.

 

Atividades de Limpeza de Praia: Ações de limpeza de praia com turmas de 2 escolas. O objetivo é sensibilizar a comunidade escolar para a quantidade de lixo que se encontra nas praias e sugerir atividades que se podem fazer com o lixo recolhido.

 

Palestra: Realização de 4 palestras em escolas do ensino secundário sobreas temáticas dos Oceanos, em particular o lixo marinho, a sustentabilidade das pescas e o potencial dos oceanos para outras indústrias. Estas palestras têm como intuito sensibilizar para as problemáticas associadas aos oceanos mas também mostrar a investigação científica que se desenvolvem em torno da problemática associada ao mar.

 

Café de Ciência: Pretende-se convidar 4 investigadores para abordar temáticas como o lixo marinho, a sustentabilidade das pescas e o potencial dos oceanos para outras indústrias.

 

Mesa Redonda: Realização de ações de consulta à população em geral sobre a problemática da pesca e do lixo marinho.

 

Ciência em Família: Realização de atividades de reciclagem e reutilização de materiais com o intuito promover hábitos de sustentabilidade e alertar para a problemática do lixo marinho.

 

Se estiver interessado em desenvolver algumas destas atividades conosco contacte-nos e siga as nossas atividades no Facebook com o #MarAzul

Localização

R. Dr. Faria e Silva n.º34 _ 8600-734 Lagos

Horários

Ter-Dom

10:00 - 18:00
Segunda-feira Fechado

Encerrado nos dias 24, 25 e 31 de Dezembro, e 1 de Janeiro.

Social