• Ação Lixo Marinho

 

O projeto Ação Lixo Marinho! insere-se na temática da Literacia do Oceano, que pretende levar as pessoas a estabelecerem a relação consciente entre a saúde do Oceano Global e o bem-estar humano, sugerindo o desenvolvimento de uma economia circular de longo prazo no que diz respeito ao consumo e à produção de resíduos. As ações de sensibilização para a problemática do lixo marinho previstas neste projeto pretendem envolver a comunidade em geral e o público escolar, sempre com o intuito de informar e conscientizar.

O grande objetivo do projeto Ação Lixo Marinho! é estimular a reflexão, inspirar a mudança de comportamentos e contribuir para o estabelecimento de gerações futuras que concebem o Oceano, os seus recursos e os serviços por ele prestados como uma riqueza a ser explorada com responsabilidade e sustentabilidade.

Ação Lixo Marinho! é financiado pelo Programa Fundo Azul, um mecanismo de incentivo financeiro do Ministério do Mar, destinado a “potenciar o desenvolvimento da economia do mar, apoiar a investigação científica e tecnológica, incentivar a proteção e monitorização do meio marinho e incrementar a segurança marítima”.

 

O Centro Ciência Viva de Lagos irá colaborar no desenvolvimento e implementação de diversas tarefas deste projeto:

 

Ações de monitorização do lixo marinho e limpeza de praias

Ações de ciência cidadã nas praias referenciadas em cada uma das regiões, para a sensibilização dos participantes para a temática da problemática e impacto do lixo marinho. O Centro Ciência Viva de Lagos irá monitorizar a Praia da Batata. A monitorização do lixo marinho será realizada com base na metodologia OSPAR. Faremos a limpeza e registo do lixo marinho para análise de dados e a recolha de covos de plástico para devolução aos pescadores. Se estiverem interessados em colaborar connosco nesta tarefa contactem-nos.

 

Devolução de covos de plástico a associações de pescadores

Reutilização de artes de pesca não danificadas nomeadamente covos recolhidos nas campanhas de monitorização e limpeza das praias. Incentivo à economia circular e promoção da redução do consumo. Sensibilização para a problemática do lixo marinho.

 

Tertúlias Participativas sobre o Lixo Marinho

Envolver e sensibilizar stakeholders para a problemática do lixo marinho. Discussão dos resultados obtidos e promoção futura de ações de ciência cidadã. Esta atividade será desenvolvida por todos os parceiros e a próxima tertúlia é já no dia 30 de abril. Inscrições e mais informações aqui.

 

Construção de máquinas de reciclagem de plástico

Implementação de estação de reciclagem, que ficará disponíveis para a comunidade escolar da região, permitindo o desenvolvimento de workshops de reciclagem e reutilização do material de plástico recolhido nas campanhas de monitorização e limpeza.

 

Dinamização de workshops e palestras para o público escolar

Sensibilização para a problemática do lixo marinho, o impacto dos efeitos da poluição por resíduos plásticos (tipos de plástico e tempo de degradação), importância da reciclagem e reutilização do lixo produzido, conceitos de sustentabilidade, através da dinamização de workshops de:

a) reciclagem criativa com o lixo marinho;

b) observação de microplásticos através da recolha de amostras de água;

c) reciclagem e reutilização do plástico recolhido nas campanhas de monitorização e limpeza de praias;

d) palestras

 

Ações de sensibilização nos mercados e praias

Dinamização de atividades nos mercados e nas praias para sensibilização para a redução de materiais de plástico (e.g. palhinhas, sacos de plástico) e reutilização destes materiais.

Consciencialização e co-responsabilização da sociedade para a problemática do lixo marinho e necessidade de um consumo sustentável. Sensibilização para a origem e impacto dos microplásticos em feiras e eventos regionais.

 

Somos notícia

 

Projeto "Ação Lixo Marinho!" - Sul Informação

 

 

Este projeto é liderado pelo Centro Ciência Viva de Tavira e conta com consórcio de parceiros envolvidos e motivados para a concretização dos objetivos propostos. Para além do promotor e do Centro Ciência viva de Lagos fazem parte mais 10 entidades:

Centro Ciência Viva do Algarve

Centro Ciência Viva do Lousal

Centro Ciência Viva de Vila do Conde

Expolab - Centro Ciência Viva

ARDITI - Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação

Instituto Português do Mar e Atmosfera

Universidade do Algarve

Agência Portuguesa do Ambiente

Cascais Ambiente

Marmeu - Associação de Defesa do Ambiente

 

 

Localização

R. Dr. Faria e Silva n.º34 _ 8600-734 Lagos

Horários

Ter-Dom

10:00 - 18:00
Segunda-feira Fechado

Encerrado nos dias 24, 25 e 31 de Dezembro, e 1 de Janeiro.

Social