VER PARA QUERER


um projeto para promover a Literacia dos Oceanos

 

O Mar como recurso                O Mar como prazer/ entretenimento               O Mar como património/ memória  
O Mar como recurso  

O Mar como lazer/

entretenimento

 

O Mar como património/

memória

 

 

 

Este projeto vai contribuir para o conhecimento dos Oceanos e sensibilizar para o dever da conservação do Património Natural, através da alteração de comportamentos, bem como promover a cultura científica e tecnológica do Oceano. Ver para Querer é um projeto que tem como objetivo principal elevar a consciência e o conhecimento sobre questões marinhas e costeiras. Visa essencialmente contribuir para o conhecimento dos Oceanos e sensibilizar para o dever da conservação do Património Natural, através da alteração de comportamentos, bem como promover a cultura científica e tecnológica do Oceano.

 

Pretende-se estimular o envolvimento dos cidadãos nos temas do Mar, de forma a promover uma cultura de respeito pelo Oceano e impulsionar a construção de uma sociedade mais azul.  

 

Ver Para Querer irá envolver ativamente a comunidade escolar e local, a comunidade científica, o setor empresarial do mar, os municípios e os profissionais da economia do mar. No que respeita ao público escolar, a Escola Azul do Bairro Operário e a Escola Azul de Santa Maria, ambas do agrupamento Júlio Dantas, são parceiras do projeto. É também parceiro, o Centro de Formação Desportiva de Surf do Desporto Escolar do Agrupamento de Escolas Gil Eanes.

 

 

O projeto prevê sobretudo contribuir para o desenvolvimento de competências individuais, para a formação de professores sobre as temáticas da preservação e sustentabilidade do Oceano, mas também para a promoção da utilização do Mar como um espaço de relações positivas e recreativas, promovendo a possibilidade das crianças experimentarem desportos náuticos e passeios recreativos. No envolvimento com o público escolar, iremos ainda prestar especial atenção aos alunos com Necessidades Educativas Especiais, que serão incluídos nas mais diversas atividades. Mas o Projeto vai mais além, e pretende desenvolver campanhas de sensibilização e consciencialização da sociedade em geral, e contribuir para uma sociedade mais ativa e participativa nas questões relacionadas com a defesa e proteção dos Oceanos, desenvolvendo diversas ações em várias regiões do Algarve.

 



Este projeto permitirá que o Centro Ciência Viva de Lagos e os seus parceiros trabalhem para uma Europa mais sustentável, competitiva e inclusiva


Este é um projeto financiado através do Programa Crescimento Azul (Small Grants Scheme #3) dos EEA Grants Portugal (mecanismo Financeiro plurianual, através do qual a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega apoiam financeiramente os Estados membros da União Europeia).

 

              EEA Grants
  
           Operador do Programa 
      DGPM  Ministério da Economia e do Mar
   

Working together for a green, competitive and inclusive Europe


Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia.
Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro
plurianual, conhecido como EEA Grants.


Os EEA Grants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários.
Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros.
Saiba mais em eeagrants.gov.pt

Localização

R. Dr. Faria e Silva n.º34 _ 8600-734 Lagos

Horários

Ter-Dom

10:00 - 18:00
Segunda-feira Fechado

Encerrado nos dias 24, 25 e 31 de Dezembro, e 1 de Janeiro.

Social