• A Minha Praia

Este é um projeto de monitorização ambiental e sensibilização para a conservação do meio marinho e promoção de hábitos de consumo sustentáveis, através de ações de civismo ambiental e ciência cidadã.


O projeto “A Minha Praia” foi um dos vencedores da primeira edição do Orçamento Participativo Portugal (OPP) em 2017. Alia os três Centros Ciência Viva da região (Centro Ciência Viva do Algarve, Centro Ciência Viva de Lagos e Centro Ciência Viva de Tavira) e envolve entidades regionais (Centro de Ciência do Mar e municípios) e nacionais (Agência Portuguesa do Ambiente e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera).

Pretende-se criar uma rede de monitorização do lixo marinho ao longo da costa do Algarve, em que o público escolar e as camadas mais jovens dos concelhos algarvios têm um papel fundamental. As escolas da região adotam praias onde irão realizar ações periódicas de sensibilização para a problemática do lixo marinho, sua origem e alcance, bem como a catalogação e limpeza do mesmo. O lixo recolhido é triado e classificado de acordo com métodos estandardizados (metodologia OSPAR) produzindo informação que integrará bases de dados de monitorização de âmbito nacional e internacional. Por fim, o lixo plástico que for recolhido nas praias será transformado e reciclado em estações de reciclagem instaladas nos Centros Ciência Viva, produzindo novos objetos que os alunos podem utilizar, prolongando a vida útil dos materiais.


ATIVIDADES:

-Limpeza e monitorização em 6 praias referenciadas.

-Sessões de Reciclagem nos CCV’s

 
O Centro Ciência Viva de Lagos fez a monitorização do lixo nas seguintes praias:
- Meia Praia, Lagos
- Para da Mareta, Vila do Bispo

Localização

R. Dr. Faria e Silva n.º34 _ 8600-734 Lagos

Horários

Ter-Dom

10:00 - 18:00
Segunda-feira Fechado

Encerrado nos dias 24, 25 e 31 de Dezembro, e 1 de Janeiro.

Social