A existência de Biodiversidade nos Oceanos nem sempre é perceptível.

Nesta ação, pretendemos sensibilizar alunos para a existência de um vasto número de espécies diferentes que habitam nos Oceanos, alertando também para questões como a sazonalidade de algumas espécies, tamanhos mínimos de captura, respeito pelo período de defeso, entre outras.

Esta atividade consiste em visitas regulares ao Mercado da Avenida de Lagos e na recolha de dados sobre as espécies que foram registadas. Esses dados estarão aqui representados na forma de gráfico.

Os professores que estiverem interessados em trabalhar estas questões na sua sala de aula e interligar esta informação com outros conteúdos curriculares, como a matemática, podem ver os dados aqui

A ficha de Monitorização pode ser consultada aqui e pode ser implementada num mercado perto de si.

Aqui ficam os resultados que tivemos até agora! Já fizemos a monitorização de 16 semanas de 25 de outubro a 24 de fevereiro.

No Mercado de Lagos há muitos barulhos, muitos cheiros e muita biodiversidade marinha. Começamos na banca da Sónia que tem sempre os carabineiros com a sua cor vermelha viva, também lá estão salmonetes, robalos e polvos. Na banca do Sr. João temos sempre peixe-espada, o comum e o preto. Aqui ouvimos a história do tamboril e do seu modo de caça perfeito, com uma lanterna na cabeça, apanha as presas numa emboscada feroz. Também a banca do senhor da caldeirada, tem sempre muitos peixes cartilagíneos e explica a dureza de uma pele de pata-roxa. Todas as semanas temos histórias diferentes. Já lá vão 5 semanas de recolha de dados e muitas mais virão.

E tu já foste ao mercado? O que aprendeste? Conta-nos a tua aventura e envia-nos o teu texto, que nós gostamos muito de ouvir histórias. Se quiseres e autorizares, partilhamos a tua história com todos!