• Make it Open


O Centro Ciência Viva de Lagos é parceiro do Projeto Make it Open, financiado pelo programa H2020 da União Europeia, onde se pretende promover a educação científica nas escolas, reunindo especialistas em educação Maker com empresas e organizações da sociedade civil. O Projeto irá criar centros de ensino aberto em 10 países europeus, onde jovens de mais de 150 escolas trabalham na resolução de desafios comunitários. Através da implementação do Make it Open, escolas, professores, educadores e alunos de todas as idades irão criar sinergias nas áreas da ciência, criatividade, empreendedorismo e inovação.



Dar vida à educação aberta - em que é que o Make it Open é diferente:


O Projeto da UE Make it Open, começou com uma tarefa ambiciosa de desenvolver e implementar uma abordagem transformacional à aprendizagem para as instituições de ensino através do que é conhecido como Open Schooling (Escola Aberta para as Comunidades). Resumidamente, o modelo Open Schooling permite que colaborações significativas ocorram entre as escolas e suas comunidades mais amplas, abordando desafios locais relevantes e promovendo uma atitude de cidadania global ativa para professores e alunos. Mais pode ser lido aqui.


Então, em que é que a abordagem do Make it Open é diferente de outras abordagens pedagógicas? 


A diferença está na sua criação, através da qual professores, políticos e pais, moldaram o seu ADN. Para saber mais sobre como inserir o Make it Open na nossa realidade, contactámos o Forth, um Laboratório de Ideias no Reino Unido, que liderou o trabalho de construção desta abordagem transformacional.

 

Trazer o Make it Open para a nossa realidade:


Para garantir que o modelo de Open Schooling seja viável e acessível para ser adotado por todos, o projeto Make it Open realizou mais de 10 workshops em 5 países, que incluíram mais de 60 pessoas: desde professores, decisores políticos, governantes regionais e pais de alunos. Desta forma , “garantimos que o Make it Open fosse inserido na realidade”. Estes workshops seguiram uma abordagem de design de serviço (service design), que é um método que “nos levou a pensar sobre as necessidades existentes e a focar em qualidades, como a facilidade de utilização e a conveniência e eficácia, antes de pensar nas componentes do programa. Isto impediu-nos de ceder a convenções e de criar coisas só porque achamos que devemos”. O caráter central do design de serviço é “respeitar os participantes como especialistas na sua própria experiência e como indivíduos que contribuem de igual forma para o processo de design”, incentivando as ideias, necessidades e preocupações, de quem está envolvido no Projeto, a fluir facilmente. 


Em primeiro lugar  ficou evidente que o Open Schooling não era amplamente entendido como um conceito. Esta questão, por si só, estabelece uma barreira fulcral na adoção desta metodologia. No entanto, conhecer esta barreira foi necessário, porque deu-nos a estrutura e ferramentas que o Make it Open produzirá. Em breve, um conjunto de módulos de informações que foram preparados para falar com novos participantes, bem como com aqueles que têm experiência com o Open Schooling.


Quer participar do Make it Open?

A nossa próxima etapa é testar a estrutura Make it Open durante o ano letivo 2022-2023 em 10 países em 150 escolas: Grécia, Hungria, Israel, Holanda, Polônia, Portugal, Romênia, Espanha, Suécia e Reino Unido. Se deseja fazer parte deste movimento de Open Schooling, deixe-nos seus dados de contato e entraremos em contato assim que iniciarmos esta próxima fase. 


Visite o sítio Make it Open ou contacte a Ecsite - Rede Europeia de Centros e Museus de Ciência.

Localização

R. Dr. Faria e Silva n.º34 _ 8600-734 Lagos

Horários

Ter-Dom

10:00 - 18:00
Segunda-feira Fechado

Encerrado nos dias 24, 25 e 31 de Dezembro, e 1 de Janeiro.

Social