Hoje quem manda sou eu! Centros Ciência Viva trocam de diretores por três dias



De 14 a 16 de julho, a Rede Nacional de Centros Ciência Viva vai estar virada do avesso. Os diretores de cada Centro Ciência Viva irão trocar de cadeira ao mesmo tempo e à chegada ao seu “novo” Centro é esperado que digam “Hoje quem manda sou eu!”.

 

Esta é uma iniciativa organizada pela Ciência Viva a nível nacional com o objetivo de divulgar o trabalho e a importância da Rede de Centros Ciência Viva. Durante três dias, esta troca de cadeiras transporta programas diferentes que vão desafiar as equipas de cada Centro Ciência Viva e vão, certamente, proporcionar experiências inspiradoras aos visitantes.


O Centro Ciência Viva de Lagos vai receber Paula Robalo, diretora do Carsoscópio, que nos vai trazer a “Noite dos Morcegos”, uma das atividades mais emblemáticas do Centro Ciência Viva do Alviela, que dirige no resto do ano.

O Programa consiste e 3 atividades sempre com o mote dos morcegos:


Dia 14 | 21h00Lights off, Show on: Na escuridão sem dar um encontrão!

Entre as 21h00 às 23h30, vai poder explorar a exposição do Centro Ciência Viva de Lagos, de uma forma diferente e com muitos desafios à sua espera. Traga a sua lanterna pois o Centro vai estar às escuras.

Acha que os morcegos são cegos? Pelo contrário, conseguem ver muito bem, mas no escuro não serve de muito. Assim, estes animais noturnos desenvolveram a ecolocalização, um sistema que lhes permite orientarem-se através do eco de sons que emitem. Experimente como seria orientar-se apenas através do som!

Atividade gratuita mas com inscrições obrigatórias - https://bit.ly/Lightsoff_Showon


Dia 15 | 20h00 Noite dos Morcegos

Sabe o que comem os morcegos em Portugal? E quantas espécies existem por cá? Nesta atividade vamos com o Mário do Carmo (Ordem dos Biólogos) à Praia Dona Ana para observar morcegos! Levamos detetores de ultrassons e identificamos quantas espécies de morcegos estão na nossa companhia. Venha descobrir porque são tão fundamentais à preservação do ecossistema.

Local: Praia Dona Ana (ponto de encontro junto ao quiosque)

Atividade gratuita mas com inscrições obrigatórias - https://bit.ly/Noite_dos_Morcegos

 

Dia 16 | 19:30 - Sunset Science

O turismo sustentável é importante para evitar o desgaste do meio ambiente, incentivar o desenvolvimento de pequenas comunidades e sensibilizar os visitantes para questões ambientais e sociais. Neste Café de Ciência vamos estar à conversa com stakeholders da região que nos trazem exemplos de boas práticas na sensibilização para a conservação da geobiodiversidade, na sua área de atuação. Que constrangimentos e desafios enfrenta esta prática de turismo? Associação Almargem, Proactivetur e Rota Vicentina são os convidados nesta conversa.

19h30 – Café de Ciência: Sustentabilidade COM Turismo

21h00 – Degustação de um menu sustentável com produtos locais

21h30 – Música à solta

Atividade gratuita mas com inscrições obrigatórias - https://bit.ly/Sunset_Science

Ficamos à vossa espera!

 

Entretanto o Diretor do Centro Ciência Viva de Lagos, Luís Azevedo Rodrigues, atravessa o país e leva a Guimarães roteiros virtuais 360º para explorar o interior do museu e o património histórico e natural ao seu redor. Irá também apresentar as potencialidades da modelação e da fotogrametria 3D.

Siga a página do Centro Ciência Viva de Guimarens para ver o que andam por lá a fazer!

Localização

R. Dr. Faria e Silva n.º34 _ 8600-734 Lagos

Horários

Ter-Dom

10:00 - 18:00
Segunda-feira Fechado

Encerrado nos dias 24, 25 e 31 de Dezembro, e 1 de Janeiro.

Social