Parcerias | Programa Educativo | Investigadores|Momento Intergeracional | Carta de Princípios | Valores 

 

Programa Educativo

As atividades a desenvolver têm como fim último o estímulo em fomentar o entusiasmo e interesse pela Ciência, de um modo informal, proporcionando que as crianças se sintam confiantes e competentes para se envolverem com os desafios e conteúdos propostos, científicos e técnicos.Estas atividades são desenvolvidas complementando a organização curricular e o programa do 3º e 4.º anos do ensino Básico e de acordo com os Agrupamentos Escolares envolvidos.

As atividades desenvolvem-se respeitando os seguintes blocos:


 


Atividades de suporte ao Currículo

São desenvolvidas diversas atividades práticas e experimentais que suportam as aprendizagens definidas nas metas curriculares. Num contexto de aprendizagem não-formal, pretendemos explorar conceitos desde a descoberta de si e do ambiente natural assim como das inter-relações entre espaços. É prestada especial atenção a atividades relacionadas com a proteção do ambiente e o desenvolvimento de comportamento que contribuam para a sustentabilidade do meio ambiente.

  

 

Atividades de Exterior

Assegurando um contexto de educação não-formal são realizadas várias atividades de exterior para a exploração dos espaços. O Centro Ciência Viva de Lagos tem nas suas instalações um jardim para e a ser explorado. A grande proximidade da praia, numa distância que se pode percorrer a pé convida à implementação de atividades para explorar este ambiente e que promovam uma boa utilização e preservação dos ambientes marinho e costeiro.


   


Atividades Tecnológicas

Uma das mais valias do projeto da Escola Ciência Viva de Lagos consiste na possibilidade de os alunos poderem contactar com ferramentas tecnológicas inacessíveis em contexto escolar, nomeadamente as existentes no Espaço Dòing. Este espaço e os respetivos equipamentos poderão ser explorados e usados nas atividades de construção de projetos, robótica, impressão 3D e prototipagem, programação informática, circuitos elétricos e eletrónicos, modelação e construção em madeira, entre outras.


  


Projeto de Monitorização

O conhecimento científico é um processo lento e demorado. No sentido de poder transmitir a ideia de que os processos são lentos, e implicam tempo de dedicação, no início de cada ano letivo iremos implementar um programa de monitorização (por ex. ambiental, climatérica ou outras) para o qual os alunos irão contribuir durante a sua presença na Escola Ciência Viva. Mesmo fora da Escola Ciência Viva, os alunos poderão consultar a evolução da monitorização e trabalhar os dados em sala de aula, pois estes estarão disponíveis no site do CCVL. No final do ano as turmas terão a oportunidade de analisar os dados e proceder à elaboração de cartazes com esta informação.


 


Promover a interação entre as escolas, as instituições de ensino superior e a comunidade científica

Este objetivo contempla a dinamização, regularmente, de interações com investigadores e cientistas, quer na sua vertente mais temática e metodológica da área de investigação em causa, mas igualmente o percurso profissional do convidado. Para esta atividade contaremos com a parceria com a Universidade do Algarve sendo os investigadores convidados maioritariamente dos seus centros de investigação embora possamos também contar com a presença de investigadores de outros centros de investigação do País ou mesmo do estrangeiro. De forma a rentabilizarmos esta atividades procuraremos que os investigadores que vêm regularmente ao CCVL para as palestras para o grande público realizam uma pequena conversa com os alunos da Escola Ciência Viva.



Atividades de Sustentabilidade

Desejamos que a Escola Ciência Viva de Lagos e a sua Casa do Jardim assente em princípios de sustentabilidade, dando assim o exemplo para a geração mais jovem. Iremos implementar uma horta biológica, uma estação de compostagem, uma estação de produção de biogás, uma estação meteorológica e um ponto de reciclagem de plástico e papel. Todas estas valências serão monitorizadas e mantidas pelos alunos, permitindo que compreendam os ciclos naturais do planeta, o impacto do Homem nos mesmos e discutir e desenvolver várias estratégias para minimizar esse impacto.

 

Espaço de contacto intergeracional

O Centro Ciência Viva de Lagos possui já experiência no desenvolvimento e realização de atividades de comunicação e divulgação de Ciência para públicos seniores em dois concelhos do Algarve – programa A Ciência Não Tem Idade. Pretendemos que A Escola Ciência Viva possa ser igualmente um espaço de intercâmbio de experiências intergeracionais, sendo o fio condutor para este contacto o cruzamento daqueles dois programas. Complementarmente às atividades de divulgação e comunicação de Ciência e Tecnologia – programa A Ciência Não Tem Idade, e de educação não-formal das Ciências, Escola Ciência Viva, são geradas vivências intergeracionais que são, no nosso entendimento, benéficas para ambas as faixas etárias, contribuindo para o carácter inclusivo deste projeto.


 

 

Localização

R. Dr. Faria e Silva n.º34 _ 8600-734 Lagos

Horários

Ter-Dom

10:00 - 18:00
Segunda-feira Fechado

Encerrado nos dias 24, 25 e 31 de Dezembro, e 1 de Janeiro.

Social